Ciencias contabeis
← Quais são as dificuldades enfrentadas por professores no ensino – aprendizagem de crianças com necessidades especiais?
INTRODUÇÃO
← Apresentar, na contempora neidade, a viabilidade de Edu cação Inclusiva apesar de desafiadora pela proposta de ruptura com tradições co mo alternativa de uma convivência social solidária que contempla a todos indistintamente se apre senta como um dos intentos deste estudo.
DESENVOLVIMENTO
← O professor enfrenta dificulda des nas condições de trabalho em si, e uma insatisfação em ter que atuar num contexto de es cassez de re cursos materiais, carência nos itens mais básicos aos mais tecnológicos. O profes sor é vítima de um sistema que lhe impõe condições inadequa das ao mesmo tempo lhe exige um bom desempenho.
METODOLOGIA
← Por reconhecer na pesquisa qualitativa, preconizada por GONZÁLES Rey (2005), a abordagem metodológica ideal para o desenvolvimento desta pesquisa, por sua capacidade de promover uma comunicação interativa e dialógica entre os sujeitos, investigador e investiga do.
OBJETIVO GERAL
← Investigar as principais dificuldades dos professores para a efetivação do processo de inclusão de alunos com necessidades especiais no contexto ensino – aprendizagem.
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
← CARVALHO (2007, P. 115) considera-se um desafio para a política educacional brasileira, a valorização do magistério, especialmente no modelo de Educação Inclusiva proposto, reiterando que a remuneração e as condições de trabalho tem se tornado fortes obstáculos para a permanência de muitos na profissão e para que haja motivação ante as demandas apresentadas na prática educa tiva.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
← O papel do professor na proposta inclusiva é essencial em que pese a sua condição e competência na proposição e na promoção de ambientes aber tos à acolhida as diferenças, com prevalência do diálogo e de oportunidades de aprendizagem para todos os