ciencias contabeis
Com enfoque na Abordagem Clássica da Administração, abordaremos Taylor e Ford e o seu enfoque na Administração cientifica e Fayol e a Abordagem Anatômica. Com isso, desenvolver uma idéia do que significa a abordagem clássica e suas características.
2. Administração Cientifica:
2.1. Frederick Winslow Taylor (1856 – 1915)
Ele é considerado o fundador da Administração Científica, estudou a produção em detalhes, tentando agradar tanto aos patrões que desejavam ter menor custo possível quanto aos funcionários que não desejavam um chefe “duro” com eles. Estudou o trabalho em função do tempo e do movimento e decompôs analiticamente o trabalho, visando simplificá-lo para obter maior rendimento com o menor esforço e maior remuneração.
Este modo de produção foi conhecido como taylorismo, caracterizou-se pela rigidez, especialização do trabalho e mecanização do homem. Com isso, a cada operário era atribuída a tarefa mais adequada as suas aptidões e condições físicas para que ele obtivesse maior eficiência. E em compensação o trabalhador recebia um salário superior a média pela sua dedicação, assim eliminava-se a perda de tempo agradando aos patrões e aumentavam-se os salários, agradando os operários.
Segundo ele, a administração deveria pagar altos salários ao trabalhador e fornecer produtos com custo baixo ao empresário.
2.2. Henry Ford (1863 – 1947)
É provavelmente o mais conhecido dos precursores da administração moderna. Buscava o constante aperfeiçoamento de seus métodos, processos e produtos e através da racionalização dos elementos de produção.
Foi o idealizador da linha de montagem, o que permitiu o desenvolvimento da produção em série, onde grandes quantidades de um produto padronizado são fabricadas no menor espaço de tempo e com padrão de qualidade superior a outras formas de produção de grandes quantidades do mesmo período. Essa condição demonstrou a latência da produção e do consumo em massa.
Para a linha de montagem