ciencias contabeis
Neste trabalho abordaremos sobre o Trabalho Humano conceituando suas origens desde seus primeiros tempos até os dias de hoje, sua evolução respectiva, passando de trabalho de subsistência para à divisão social constituindo a interdependência dos homens, a disputa e a subordinação espontânea ou forçada de uns em relação aos outros, o regime de escravidão na antiguidade e o de servidão na Idade Média.
O período do trabalho artesanal nas cidades nos quais os mestres ensinam e assalariam os aprendizes, numa tradição familiar que passa de pai para filho, o sistema de produção manufatureira profundamente modificada pela revolução Industrial, com as máquinas a vapor, potencializando a produção em grande escala, proporcionando a divisão entre o capital e o trabalho, dando ínicio ao surgimento de normas para estabelecer o que caberá de direito por justiça a cada um.
O que prevê a legislação brasileira em relação à jornada de trabalho, direitos e obrigações de empregadores e empregados, o que disciplina as relações de trabalho, tanto individuais como coletivas. As atividades diferenciadas de jornada de trabalho tendo em vista suas características específicas, os períodos de descanso semanais e remunerados ou não.
Os empregados excluídos da jornada de trabalho como os domésticos, vendedores externos entre outros, as jornadas diferenciadas de trabalho, quer seja em razões de condições peculiares de trabalho, quer seja de maior desprendimento de força, os turnos ininterruptos de revezamento com garantia de carga horária máxima de 06 (seis) horas diárias em empresa que giram 24 (vinte e quatro) horas diárias.
O acréscimo da duração normal da jornada de trabalho, as horas extras, caracterizada através de acordo escrito entre empregador e empregado ou mediante contrato coletivo de trabalho. O percentual mínimo estabelecido por lei sobre a hora normal e o acrescimo de horas suplementares.
REGRAS APLICADAS A JORNADA DE TRABALHO.
CONCEITO
O