Ciencias contabeis
INTRODUÇAO
Nos dias de hoje, a Sociedade Anônima é a forma de sociedades mais importantes. As suas ações estão comercializadas para quem quiser investir.
Sociedade Anônima é uma sociedade de capital, e é uma vantagem porque quem quiser investir em ações só tem a responsabilidade do capital que nela foi investida.
Este trabalho vem a esclarecer como surgiu as Sociedades Anônimas, como é o seu funcionamento, como se constitui, as espécies, quais os órgãos etc. Sendo assim fala de cada detalhe das Sociedades Anônimas.
1. ORIGEM E DESENVOLVIMENTO DAS SOCIEDADESANÔNIMAS
Muitos estudiosos acreditam que o início das sociedades por ações começou em 1407, em Gênova, Itália, em um lugar chamado de Casa de São Jorge, que era um banco. Mas parte dessa doutrina acredita que está instituição não era uma das Sociedades Anônimas, esta parte da doutrina acha a origem das Sociedades Anônimas esta nas grandes navegações, (MATINS 2006).
Esse período é conhecido, como período da Expansão Comercial Marítima, essa denominação nós leva a entender que os líderes envolvidos na Expansão Marítima, eram motivados, pela ambição do valer mais, para ter mais sempre se enriquecendo e aumentar seus estatos com o ser mais que os outros, (MATINS 2006)
E essa ambição de ter mais, relevou algo importante para o surgimento de tais sociedades, as grandes navegações buscaram obter mais especiarias criando um grande mercado nas Índias ocidentais e orientais. Pouco mais tarde surgi o mercantilismo, onde a riqueza de um Estado era mensurada pela quantidade de metais preciosos, principalmente o ouro e a prata, havia uma grande chance de aumentar sua riqueza e também um risco enorme do navegador não voltar com o que foi investido inclusive junto com as embarcações.
Foi por este motivo, pensou-se em atrair pessoas comuns como investidores, que tinham poucos recursos, mas juntamente