ciencias contabeis
Fernanda Billa dos Santos
Thércia de Paula Gomes
Elaine Cristina Palmeira dos Santos
Luiza Carla dos Anjos
Maria Isabel Ribeiro de Jesus
Ciências Contábeis
Polo: São José dos Campos/SP
Orientador: Profª. Esp. Gisele Barros Ferrari
RESUMO
Com a revolução industrial, as empresas foram se desenvolvendo mais rapidamente, havendo uma diversificação do processo produtivo das empresas. Com esse crescimento, as demonstrações contábeis passaram a ter mais importância para as tomadas de decisões administrativas.
Assim surgiu o papel do auditor dentro das corporações, que passou a avaliar e validar as transações realizadas no processo produtivo da empresa, sendo sua principal finalidade, determinar até que ponte existe conformidade dentro desse processo.
Este artigo tem como objetivo esclarecer os principais pontos utilizados dentro do processo de auditoria, sendo elaborado por meio de pesquisas para a obtenção de um melhor desempenho e informações mais precisas.
O artigo abordará o surgimento da auditoria no mundo, como foi o surgimento da auditoria no Brasil. Especificará as normas da auditoria, seus principais objetivos, sua aplicação, conceituação de auditoria interna e externa. O artigo tratará também da obrigatoriedade da auditoria, papel do auditor, tipos de pareceres, o conceito de erro e fraude, encerrando com algumas considerações finais.
Palavras Chaves: auditoria, auditor, parecer, normas, controles.
INTRODUÇÃO
Atualmente, a contabilidade é considerada como uma das principais ferramentas para a tomada de decisões. As normas contábeis vêm sofrendo várias alterações tornando essas informações cada vez mais exatas.
Diante desse novo cenário, é cada vez mais importante que as informações representem a verdade, ou seja, a situação real da empresa. Quando há algum indício de que esteja ocorrendo erro ou fraude, entra a figura do auditor.
1. SOBRE O