Ciencias contabeis
Primeira estimativa da consultoria Safras & Mercado para a próxima colheita prevê aumento da produção
O Brasil deve colher uma nova safra recorde de soja em 2012, apontou nesta sexta-feira (21) a consultoria Safras & Mercado. Em sua primeira estimativa para a nova safra, a consultoria prevê uma produção nacional de 75,347 milhões de toneladas, subindo 1% na comparação com a safra anterior, que ficou em 74,38 milhões de toneladas.
O plantio da soja está só começando e as previsões devem sofrer alterações nos próximos meses, mas a Safras prevê um crescimento de 3% na área plantada, de 24,2 milhões de hectares para 24,638 milhões de hectares.
A pesquisa de intenção de plantio realizada pela consultoria em julho indicava uma área plantada de 24,638 milhões de hectares, resultando em uma safra de 75,24 milhões de toneladas.
O clima, no entanto, pode não ser tão favorável, o que faz a Safras prever uma queda na produtividade média por hectare. “Apesar de considerarmos o fato de que as lavouras serão semeadas e desenvolvidas com aumento no nível tecnológico, a expectativa de clima mais irregular em função da atuação do fenômeno La Niña mantém a previsão de produtividade média mais conservadora, em 3.034 quilos por hectare, inferior aos 3.077 quilos alcançados neste ano”, explica o analista sênior da consultoria, Flávio França Júnior.
O Mato Grosso deverá manter a liderança no ranking da produção nacional, com safra de 21,44 milhões de toneladas, 5% superior à da safra anterior. O aumento na área também está estimado em 5%, ocupando 6,7 milhões de hectares. Os produtores do Paraná deverão colher 14,496 milhões de toneladas, com recuo de 6%. A área plantada no estado deverá ser cortada em 1%, ficando em 4,53 milhões de hectares.
Já a safra gaúcha deverá cair 3%, totalizando 11,124 milhões de toneladas. A área no Rio Grande do Sul está projetada em 4,53 milhões de hectares, praticamente repetindo o total