Ciencias contabeis
2.1 CONCEITO DE CONTABILIDADE
“A Contabilidade é a ciência que estuda, controla e interpreta os fatos ocorridos no patrimônio das entidades, mediante o registro, a demonstração expositiva e a revelação desses fatos, com o fim de oferecer informações sobre a composição do patrimônio, suas variações e o resultado econômico decorrente da gestão da riqueza patrimonial.” (Hilário Franco)
“A Contabilidade é a ciência que estuda e pratica as funções de orientação, controle e registro relativos aos atos e fatos da administração econômica.”(D’Áuria)
Existem inúmeros conceitos, de vários autores, e entidades, sobre o que seja a Contabilidade. Entretanto, todos esses conceitos convergem nitidamente em seus enunciados para o controle do patrimônio através das informações prestadas pela Contabilidade. Vejamos o conceito oficial de Contabilidade, enunciado no Primeiro Congresso Brasileiro de Contabilistas, em 1924:
“Contabilidade é a ciência que estuda e pratica as funções de orientação, de controle e de registro relativas à administração econômica.”
2.2 OBJETO DA CONTABILIDADE
Define-se como objeto da Contabilidade o seu campo de aplicação, ou seja, O PATRIMÔNIO das entidades econômico-administrativas. Como patrimônio, entende se o conjunto de bens, direitos e obrigações das entidades.
A contabilidade deve verificar a qualquer momento se a atividade da empresa está produzindo lucros ou prejuízos e de que forma esses resultados estão sendo gerados.
2.3 OBJETIVO DA CONTABILIDADE
Como consequência da definição de Contabilidade, observamos claramente que seu objetivo é permitir o controle e o estudo do patrimônio das entidades, tendo como finalidade fazer o controle do patrimônio, fornecer informações sobre a composição do patrimônio e as variações patrimoniais, bem como apurar o resultado das atividades econômicas desenvolvidas para alcançar seus fins, que podem ser lucrativos ou sociais.
Pode-se afirmar que: O patrimônio das