Ciencias contabeis
Ambiente organizacional é definido por Daft (2002, p.122), como: “todos os elementos que existem fora dos limites da organização e que têm o poder de afetá-la como um todo ou parte dela”. Segundo Mintzberg (1995, p.139), “o ambiente compreende virtualmente tudo de fora da organização – sua tecnologia (o conhecimento básico que ela deve extrair), a natureza de seus produtos, os clientes e competidores, a localização geográfica, o clima econômico, político, e mesmo o meteorológico, nos quais deve operar, e assim por diante.”
http://www.abepro.org.br/biblioteca/ENEGEP2003_TR0112_0375.pdf
Desta forma, as empresas nos dias atuais necessitam de adaptação para manter-se no topo e continuar agradando a seus clientes de forma inovadora.
A Unilever em 2000 trabalhava com a estratégia chamada "Caminho para o crescimento" que tinha como foco principal a redução do número de marcas do portifólio de 1.900 para 400. Buscava-se assim a qualidade nos seus procedimentos e o aumento das vendas em cinco anos. Porém não foi isso que aconteceu e em 2004 seu crescimento estava estagnado. Foi então observado que havia muita concorrência especializada que estava abalando as vantagens da Unilever como multinacional.
Seus gestores então buscaram uma abordagem nova, reeditando niveis hierarquicos dentro da organização e estabelecendo três objetivos principais:
• uma nova mentalidade para desafiar a ampla população da Unilever e, ao mesmo tempo, promover sua união;
• obter uma estrutura organizacional ajustada a uma nova estratégia melhor; e
• um robusto processo de execução estratégica para garantir que a estratégia fosse implantada e sustentada de forma bem-sucedida.
(gente, até aqui me basiei pelo material que ele enviou pra gente, como nao tenho word aqui eu abri online, tem como alguém pegar o link?)
Atualmente também podemos observar não só mudanças administrativas, mas também de qualidade, como pesquisas