Ciencias contabeis
1. O apoio à instituição de novas empresas 1
2. O Brasil representa a liderança na América Latina 3
3. Como surgiram as micro e as pequenas empresas 5
4. A importância da tradição empresarial 6
5. O avanço do Capitalismo e da concorrência 7
6. Fatores que podem fomentar novas empresas 9
7. Transformações a serem efetivadas com o apoio da Contabilidade 10
8. Consórcios e cooperativas como forma de desenvolver novas empresas 11
9. O incentivo por atividade e no interesse comunitário 12
10. O ensino profissionalizante e a literatura 15
11. A evasão tributária sem a ciência contábil 16
12. A necessidade de recorrer à ciência contábil 17
Referências bibliográficas 18
A CONTABILIDADE E AS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS
1. O apoio à instituição de novas empresas
A Ciência Contábil vem perdendo espaço na atuação do mundo empresarial, não só pelo avanço da tecnologia, permitindo muitas respostas sem a presença do profissional, como também pela ingerência de outras Ciências e seus defensores sem ética, interferindo nos registros, controles e atos administrativos inerentes aos contabilistas. Essa atuação inclui tanto o interesse do poder público como as neces-sidades dos empresários, minimizando custos e inovando atitudes.
Há uma necessidade urgente de se encontrar novas estratégias para aumentar o campo de atuação dos contabilistas, promovendo-se o nascimento de novas empresas, onde o mercado passe a atuar com a utilização de novas ferramentas, como por exemplo o acompanhamento amiúde da vida desses pequenos núcleos, sugerindo novas formas de obter melhor rentabilidade, elaborando relatórios fundamentados sobre incentivos fiscais, isenções e imunidades, a fim de que a Ciência Contábil seja encarada nesse terceiro milênio como um fator decisivo no crescimento das empresas.
A questão do crescimento do mercado de trabalho, vem sendo discutida mais acentuadamente, desde a segunda metade do século XIX, com as grandes inven-ções que tornaram o