Ciencias contabeis
O Ativo Circulante é o primeiro grupo de contas do Ativo. A recomendação legal de que os bens e direitos sejam classificados no Ativo na ordem do grau de liquidez decrescente faz com que, no Ativo Circulante, estejam posicionados, após o disponível, os itens que se converterão em dinheiro mais rapidamente (até o final do exercício subsequente). O Ativo circulante é o grupo de maior liquidez no Ativo da empresa.
Outras denominações do Ativo Circulante
Os sinônimos encontrados para o Ativo Circulante na literatura contábil definem, de certa forma, o que ele representa, senão vejamos:
Capital de Trabalho. É com o Ativo Circulante que o administrador trabalha para produzir riquezas, atendendo ao objeto social da empresa.
Capital de Giro. É o Ativo Circulante que o administrador movimenta, procurando girar mais rapidamente possível, com objetivo de melhorar a rentabilidade.
Ativo Corrente. É o Ativo Circulante que corre, gira e trabalha para trazer benefícios a empresa. Capital Circulante. É o Ativo Circulante que assume dentro de um ciclo, diversas forma, iniciando-se como dinheiro, transformando-se em mercadorias, posteriormente em duplicatas e, novamente, em dinheiro (no resgate das duplicatas).
Componentes do Ativo Circulante
Os valores classificáveis no Ativo Circulante são:
1. Disponíveis
Caixa
Deposito Bancário a Vista ( Bancos conta Movimento)
Aplicações Financeiras de Liquidez Imediata
2. Bens e Direitos Realizáveis a Curto Prazo (no curso do exercício social seguinte):
Duplicatas a Receber (Clientes).
Estoques
Investimentos Temporários (Aplicações Financeiras)
Derivativos
Outros Valores
3
Ciclo Operacional e sua Influencia na Determinação do Curto e do
Longo Prazo
Ciclo Operacional é decurso de tempo necessário para a empresa realizar uma operação de seu ramo de negocio, operação (no caso de uma indústria) que vai desde o inicio da produção, venda do produto, financiamento da venda ate o recebimento dos