Ciencias contabeis/ teoria da administração
CURSO: CIÊNCIAS CONTÁBEIS 2º PERÍODO
PROFª. MS. FERNANDA LOURENÇO
DESAFIO DE APRENDIZAGEM: TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO
ETAPA Nº 01
INTRODUÇÃO
Na visão de Chiavenatto (2000) a Administração nada mais é do que a condução racional das atividades de uma organização seja ela lucrativa ou não-lucrativa. A Administração trata do planejamento, da organização (estruturação), da direção e do controle de todas as atividades diferenciadas pela divisão de trabalho que ocorram dentro de uma organização a fim de alcançar objetivos. Assim, a Administração é imprescindível para a existência, sobrevivência e sucesso das organizações. Sem ela, as organizações jamais teriam condições de existir e crescer.
A palavra “administração” tem origem do latim que quer dizer: ad – direção para, tendência; minister – comparativo de inferioridade; o sufixo ter - subordinação ou obediência.
DESENVOLVIMENTO
ANTECEDENTES HISTÓRICOS A Administração constitui o resultado histórico e integrado da contribuição cumulativa de numerosos precursores, filósofos, físicos, economistas, estadistas e empresários que, no decorrer dos tempos, foram, cada qual em seu campo de atividades, desenvolvendo e divulgando suas obras e teorias. Por isso, a moderna Administração utiliza conceitos e princípios empregados nas Ciências matemáticas (inclusive a Estatística), Ciências Humanas (como a Psicologia, Sociologia, Biologia, Educação), Ciências Físicas (como a Física, Química), como também no Direito, Engenharia etc. Com esse conjunto de ciências afins, a administração confere seu caráter multidisciplinar ou, de forma mais moderna, interdisciplinar, já que essas diferentes disciplinas são integradas em um só contexto.
Como observa Chiavenatto (op.cit.), a história mostra que a maioria dos empreendimentos militares, sociais, políticos, econômicos e religiosos teve uma estrutura orgânica piramidal que retrata uma estrutura hierárquica concentrando no vértice as funções de