Ciencias Atuarias
É a ciência das técnicas específicas de análise de riscos e expectativas, principalmente na administração de seguros e fundos de pensão. Esta ciência aplica conhecimentos específicos das matemáticas estatística e financeira. Mesmo parecendo uma ciência recente, as origens da atuária (nome pela qual também é conhecida) remontam às primeiras preocupações em se criarem garantias aos indivíduos de uma sociedade e em se estudar quantidades de nascimento e morte das pessoas.
O profissional trabalha em projetos, pesquisas e planos de fundos de investimento, na política de gestão desses fundos, na medição e administração de riscos, no cálculo de probabilidades e na fiscalização da previdência pública, privada e de seguros. O atuário é responsável por desenvolver estratégias para o diagnóstico de problemas financeiros e para a construção de modelos de ações em qualquer âmbito do mercado de capitais. Para ser um atuário é necessário que o profissional se identifique com matérias exatas e domine muitos conceitos de matemática e economia. Outras características interessantes são:
Responsabilidade
Capacidade de observação
Visão de projeto
Capacidade de concentração
Capacidade de distinção de prioridades
Interesse pelo mercado financeiro e pelo mundo dos negócios
Facilidade de aprendizado
Capacidade de gerenciamento
Metodologia
O atuário lida com o trabalho burocrático dentro do mercado financeiro, trabalhando com a análise de riscos e planos de ações basicamente em três setores:
Seguros: trabalha com a fiscalização do trabalho técnico na área de seguros, ficando responsável pelos cálculos de prêmios e indenizações, além dos cálculos de probabilidades
Previdência: pode trabalhar tanto com a previdência social como com a privada, gerenciando os cálculos de fundos a serem criados para a cobertura de