ciencias atuariais
A Atuaria pode ser entendida como sendo a ciência da avaliação de riscos e do cálculo dos prêmios e reservas relativas as operações de seguros. Normalmente, divide-se em ramo vida e ramo não-vida. O ramo vida trata das consequências das principais contingencias da vida (nascimento, morte, doença, invalidez, desemprego, aposentadoria) e o ramo não-vida são todos os demais (veículos, fogo, transportes, responsabilidade civil, habitacional, garantia de obrigações contratuais). O objetivo fundamental do profissional de atuaria é desenvolver ações estratégicas para o diagnóstico de problemas e a construção de modelos matemáticos para a avaliação e mensuração desses riscos. O atuário e também um profissional capacitado para trabalhar gerencialmente no âmbito das diferentes atividades das instituições de previdência e de seguros, bem como em outros ambientes empresariais do mercado financeiro e de capitais.
Exige-se uma solida formação básica no contexto das Ciências Matemáticas nesse trabalho e não se admite respostas sem uma forte justificativa técnica-cientifica, com base em estatísticas, é calculado qual é o preço que o segurado deve pagar para ter todos os benefícios que lhe foram prometidos. Depois, são acompanhadas as contas da instituição para conferir se ela conseguirá cumprir o compromisso assumido com o cliente. Se as contas forem incorretas, a empresa pode ir a falência e levar famílias a ruina.
No Brasil, o interesse pelo assunto se iniciou com os atuários sociais ligados as Caixas de Previdência existentes e aos Institutos que se constituíam (IAPM, IAPI, IAPB) e os atuários das Seguradoras. Embora a criação de cursos de formação de atuários tenha ocorrido na década de 30,particularmente na UFPE na década de 50 somente em 1970 a profissão foi regulamentada, pelo Decreto Lei 66.408/70, e define o atuário como “o técnico especializado em matemática superior que atua, de modo geral, no mercado econômico-financeiro, promovendo pesquisas e