Ciencias 2015
“A ciência no Ensino Fundamental. Construção do conhecimento científico na escola”.
Passo 01: Pesquisa sobre o tema “Como desenvolver experimentos científicos nas séries iniciais do Ensino Fundamental”.
Passo 02- Resenha critica
Ciências é um processo social; procura explicações para fatos de observações e de experimentos; necessita de interpretações dos fatos. (Ensino de Ciências, Sílvia Frateschi Trivelato).
Durante a História a Ciências teve um evolução muito grande, seu primeiro objetivo no ano 1950 era formar Elite, isto durante a Guerra Fria, com concepção em atividades neutras e atividades práticas, já no ano de 2000 com toda a evolução e tecnologia, e o aparecimento da Globalização o ensino de Ciências tinha como objetivo: formar cidadãos- trabalhador/estudante, com atividades visando a vida profissional e o uso de computadores no ensino de Ciências . O ensino de ciências está previsto na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9394/96, no artigo 32 II “a compreensão do ambiente natural e social (...) da tecnologia (...)” bem como nos Parâmetros Curriculares Nacionais.
O ensino de ciências significa trabalhar de forma interdisciplinar e que valorize esses saberes como indispensáveis para o desenvolvimento da democracia.
Devem ser desenvolvidos experimentos que permitem as crianças o contato com objetos fazendo assim que o aprendizado se torne de forma lúdica e prazerosa. Realizar experimentos baseado em situação problema ajuda a fazer com que simples experimentos sejam trabalhados de forma criativa.
Deve ser atividades que sejam desenvolvidas de forma a envolver a participação ativa dos alunos e o uso de equipamentos didáticos construídos a partir de matérias de uso cotidiano dos alunos.
A ciência é importante, pois ajuda na formação integral do cidadão e também ajuda na alfabetização. O ensino de ciências está ligado a uma perspectiva construtivista de descoberta de investigação e de criar oportunidades com objetivo da formação