ciencia
Pontes são estruturas que possuem a função de promover um caminho alternativo sobre algum tipo de obstáculo: rios, vales, estradas ou trilhos de trem. Classificam-se as pontes entre: ponte em viga, ponte suspensa ou ponte em arco. Para obter uma melhor distribuição de carga normalmente utilizam-se treliças em pontes em viga, visto que estruturas treliçadas possuem uma boa eficiência considerando a carga suportada em relação ao peso da ponte. Treliças se tratam de sistemas triangulados de barras, as quais são consideradas como elementos indeformáveis unidos por articulações. O que implica que as barras estão submetidas exclusivamente a esforços normais de tração ou compressão. Treliças possuem uma ampla aplicação no que diz respeito a estruturas, tanto em pontes como em pavilhões, painéis, guindastes, torres de linhas de transmissão e torres para antenas de telecomunicações.
O presente trabalho trata-se do projeto, construção e ensaio destrutivo de uma ponte treliçada de espaguete da marca Barilla número 7, conforme especificado no regulamento da competição. A análise do comportamento da ponte será feita pela comparação entre a carga máxima de projeto e a carga máxima de um ensaio. A carga máxima de projeto consiste da maior carga aplicada ao centro do vão a qual a estrutura pode suportar sem romper. A partir desta carga obtêm-se os esforços de cada barra. Na posse destes esforços define-se a quantidade de fios de espaguete de cada barra da ponte.
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Foi feito um levantamento de bibliografias existentes a respeito do tema de trabalho e informações relevantes foram pesquisadas e agregadas à experiência adquirida pelo grupo.
A escolha da geometria da ponte foi baseada no fato de que a idéia do grupo era evitar geometrias cuja resistência é mínima. Então, pensou-se em construir uma ponte com treliça do tipo Howe, modificada na região central, visando dar mais estabilidade à viga. Figura - Treliça Howe