Ciencia
POPPER
Igor das Mercês Mairinque (PIIC- UFSJ)
Orientadora: Profª Mariluze Ferreira de Andrade e Silva
Resumo: O filósofo austríaco Karl Raymond Popper (1902-1994) desenvolve uma nova forma de abordar a questão do conhecimento, com o intuito de combater o pensamento moderno, que se alastrou pelo mundo, difundido por nomes como Hume, Berkley e Locke, que alegavam que para se conhecer alguma coisa era necessário ter sensações e observações acerca de determinado objeto alvo de estudo. Popper concorda que as observações e sensações são necessárias, mas diz que antes é preciso formular uma hipótese a ser comprovada empiricamente. A hipótese é a tentativa de se resolver um problema, o que resulta no desenvolvimento do conhecimento humano como um constante processo de se solucionar questões de ordem prática e teórica.
Palavras-chave: Conhecimento Objetivo. Problema. Teoria do Conhecimento.
1. Introdução
A
proposta de Popper de se entender o processo de construção e desenvolvimento do conhecimento através da formulação de hipóteses para se resolver problemas é a chave para que o ser humano venha a encontrar uma evolução ainda maior neste mundo.
Ver as soluções como possibilidades, não como definições, permite ao homem buscar mais e melhores respostas às suas inquietações, fazendo com que ele não se entregue a conceitos formados, e desenvolva a capacidade racional de formulá-los, através do constante exercício da pesquisa científica.
pessoas compreendam o valor da ciência para as suas vidas. E com a ciência, vem a expansão do conhecimento e de seus significados. Tudo isso, nada mais é do que uma forma de caracterizar a Filosofia, o conjunto de elementos, fatores e momentos que compõem a presença do ser humano neste mundo.
2. A Construção do Conhecimento para a Filosofia Tradicional e para Karl Popper.
A construção do conhecimento