Ciencia
SITUANDO A SOCIOLOGIA COMO UMA CIÊNCIA SOCIAL
A partir do Século XIX os cientistas sociais – sociólogos, antropólogos, psicólogos – começaram a produzir reflexões buscando compreender as formas de culturas existentes (as chamadas “primitivas” ou “selvagens”, e as desenvolvidas, também conhecidas como complexas), nos seus aspectos particular e universal. Tais cientistas vão se debruçar sobre as questões relacionadas a condição humana e suas diversas formas de comportamento nas organizações, que anteriormente era realizado pela Filosofia, pela Teologia, pelas diversas obras do campo literário, etc.
1 – Noção de Sociologia:
Conjunto de conceitos, técnicas e métodos de investigação produzidos para explicar a vida social.
SOCIOLOGIA como CIÊNCIA tem na VIDA SOCIAL seu OBJETO.
- Contexto de surgimento: meados do século XIX (1830)
- o chamado mundo moderno – A Questão Social
- os problemas colocados pela nascente sociedade capitalista
- mudanças radicais acontecem na sociedade
- Princípios Explicativos da “Nova” Ciência Social
Até então o PREDOMÍNIO DAS CIÊNCIAS NATURAIS E FÍSICAS como FORMAS DE CONHECIMENTO LEGÍTIMAS DE CONHECER O MUNDO. Buscar traduzir para o campo da sociedade, da cultura e da história os procedimentos dessas ciências. Por exemplo: a sociedade como um organismo, com funções que podem estar adequadas ou não, que precisam ser corrigidas para serem “normalizadas”.
- Para entender o papel da “nova” Ciência Social
CIÊNCIA SOCIAL ------- interesses práticos ----- resposta intelectual à crise social de seu tempo. Revalorizar determinadas instituições sociais que para eles desempenham papéis fundamentais na INTEGRAÇÃO e COESÃO da vida social: / AUTORIDADE, FAMÍLIA, HIERARQUIA.
O caráter que predomina nesta nova ciência é o de ESTABILIZAR a SOCIEDADE.
Seu primeiro nome: FÍSICA SOCIAL (Augusto Comte): busca leis imutáveis para o funcionamento social.
- As particularidades