Ciencia
a parceria entre nike e DHL suppLy cHain para OtimizaçãO Da caDeia LOgística
A Nike é o maior fabricante de calçados, roupas e equipamentos esportivos do mundo, atua em mais de 160 países, com US$ 19 bilhões de faturamento e emprega mais de 1 milhão de pessoas. Para assegurar o seu crescimento no Brasil, a Nike conta com a DHL Supply Chain desde 1998 para integrar suas operações logísticas. Com a Copa em 2014 e as Olimpíadas em 2016 no Brasil, o país tem tudo para se tornar uma das maiores operações da Nike no mundo. A DHL Supply Chain é parceira da Nike nesse sucesso, integrando a cadeia de suprimentos e ajudando a Nike a atender às necessidades de seus clientes finais.
O DesafiO
Hoje, o negócio da Nike no Brasil está crescendo rapidamente, assim como a economia brasileira. Como parte de sua estratégia para continuar o crescimento, a Nike lança a cada três meses uma nova linha de produtos, sendo que o fluxo é maior próximo as datas comemorativas. Essa sazonalidade demanda flexibilidade e visibilidade para garantir que o lançamento de produtos seja gerenciado de forma eficiente e com custos competitivos. “Nós recebemos produtos vindos de centenas de fábricas de vários países como Vietnã, Camboja, Tailândia, Bélgica, Estados Unidos e muitos outros, para serem distribuídos a milhares de lojas em todo o Brasil. Trata-se de uma cadeia de suprimentos extremamente complexa. A única forma de vencer é trabalhar com parceiros confiáveis, sejam fornecedores ou clientes. Só assim conseguiremos atingir a satisfação de cada atleta”, afirma Leonardo Silvério, gerente nacional de logística da Nike.
Desafio • Integração da cadeia de suprimentos para suportar o crescimento • Reduzir os custos de logística sem sacrificar os níveis de serviço • Melhoria de serviços, conformidade e rastreabilidade de entregas • Atender às demandas de alto volume em períodos de sazonalidade Solução • Soluções logísticas integradas que atendem imediatamente aos pedidos da