ciencia
A contabilidade tem como objetivo, informar a cada grupo de usuários a avaliação da situação economia e financeira de uma determinada empresa, visando o provimento de analises de natureza econômica, financeira, física e de produtividade aos seus usuários.
Analise de natureza econômica tem como objetivo mostrar o que é econômico dentro da contabilidade, sendo demonstrações do resultado dos exercícios, capital e patrimônio. Analise de natureza financeira serve para mostrar o fluxo de caixa e o capital de giro. Natureza física complementa os valores monetários, as quantidades de produtos ou serviços gerados, números nos bancos de dados sendo tanto de clientes, quanto de funcionários. Produtividade utilização mista de conceitos de avaliação, quantitativos, como receita bruta per capita.
Existe uma grande semelhança entre nossa vida pessoal e a vida de uma empresa para a contabilidade, pois ela é uma ciência social que se utiliza de informações tanto ativas quanto passivas, podemos dizer que nossos bens são partes materiais, aplicando assim a contabilidade em nossas vidas, ela vai utilizando de meios quantitativos, expondo a situação financeira existente no momento, com intuito de manter as finanças em ordem. Caso não haja uma contabilidade tanto na empresa quanto na vida pessoal, haverá uma deficiência na estrutura, podendo comprometer todo o patrimônio.
Podemos então dizer que a contabilidade possui um fator muito importante para as organizações e para a nossa vida particular.
Em entrevista com o Coordenador da área de cargas e encomendas dos Correios e Telégrafos, Luiz Gonçalves da Silva disse: A contabilidade é uma ferramenta indispensável na gestão dos negócios, isso não pode ser encarado como um simples atendimento da legislação. Cálculos contábeis se bem utilizados são dados que fazem toda diferença entre o sucesso e a falência. Sendo assim umas das ferramentas mais importantes na gestão empresarial.