Ciencia e tecnologia em saude
Resumo
Este ensaio aborda as temáticas tecnologia e humanização nas organizações hospitalares,enfatizando aspectos conceituais e estratégicos dessas duas áreas no universo da enfermagem, onde a forte presença da dimensão tecnológica necessita ser revigorada por meio da valorização da natureza humana,quer no uso de um produto ou de um processo no cuidar, agregando outras ênfases mais agregadoras, uma vês que ambas sofreram historicamente uma dicotomia e hoje se apresentam indissociáveis e complementares,como desafios a serem gerenciados pelo enfermeiro,em prol da integralidade da assistência.
Introdução
O avanço da ciência e da tecnologia no ultimo século e considerado superior a tudo que tínhamos conseguido avançar anteriormente, gerando impactos diretos sobre a organizações e as profissões de saúde. O hospital, espaço onde a clinica se organizou e se instalou,assume, com a apreensão da pratica médica pelo modo de produção capitalista,uma nova função pragmática de lugar de produção de serviços e de realização de lucros e mais valia. Os serviços de saúde,enquanto produtos adquirem um valor de mercado e passam a depender de fatores e a integrar mão de obra e tecnologia especializada. A função social anteriormente declarada é delegada para outras instituições: as famílias e as comunidades passam a ser cobradas por uma participação maior no cuidado às pessoas anteriormente assistidas no espaço hospitalar.Considera-se que o desenvolvimento tecnológico, associado ao trabalho e as formas de organização da produção,vêem dificultando as relações humanas,tornando-as frias,objetivas , individualistas e calculistas,enfim, pouco humanas.E necessário refletir e adotar uma abordagem integradora, uma vez que a convivência com ambos e inevitável.
Tecnologia e humanização em enfermagem
“Ciência e tecnologia são valores, e não apenas coisas e artefatos, ou mesmo saberes. São tudo isto em complementaridade com o mundo vital,
num