Ciencia e Natureza
O que é: Fluido gasoso que forma a atmosfera.
Conceito: O ar é o resultado da mistura de gases que compõem a atmosfera Terrestre e que graças à força da gravidade se encontram sujeitos ao Planeta Terra.
Composição química: As proporções das substâncias que o compõem são variáveis: nitrogênio (78%), oxigênio (21%), vapor de água (varia entre 0-7%), ozônio, dióxido de carbono, hidrogênio e gases nobres como argônio e criptônio (1%).
Propriedades:
1) O ar é compressível. É a propriedade que o ar tem de diminuir de volume quando comprimido. Podemos demonstrar esta propriedade fazendo a experiência da seringa. Quando tapamos o seu orifício fica difícil de empurra o êmbolo até o fim. Mas podemos ver o ar dentro da seringa diminuindo de volume.
2) O ar tem elasticidade. Quando tapamos o orifício da seringa e depois o soltamos, observamos que este tende a voltar à posição inicial. Então, o ar volta ao seu volume inicial. Elasticidade é a propriedade que o ar tem de voltar ao seu volume inicial, quando para a compressão.
3) Possui a propriedade da expansibilidade. Quando uma substância volátil (que se transforma em gás) entra em contato com o ar, sentimos seu cheiro. Isto ocorre porque essa substância se expande e mistura com o ar atmosférico ocupando um volume maior.
A expansibilidade do ar é a propriedade que o ar tem de aumentar de volume, ocupando todo o lugar disponível.
Vento: É o ar em movimento. Uma camada de ar aquecida pelo Sol se expande, ficando menos densa e sobe. Uma camada de ar frio vai ocupar o seu lugar. Esse ar frio também é aquecido e sobe. Assim, formam-se as correntes de ar, que constituem os ventos.
Barômetro: O barômetro é um instrumento cuja função é medir a pressão atmosférica. Este instrumento foi inventado em 1643 pelo físico e matemático italiano Evangelista Torricelli. Existem dois tipos de barômetro: de coluna de mercúrio e aneroide (metálico). Os barômetros medem a pressão atmosférica utilizando o bar (unidade de pressão).