ciencia e cientificidade
INTRODUÇAO
O objetivo da pesquisa se da nas inquietações, no modo de compreensão que se da ao se realizar uma pesquisa. Este estudo se justifica em poder contribuir para identificar a iniciação a pesquisa e a contribuição com dados e reflexões que auxiliam a melhoria nas pesquisa relacionada a uma iniciação cientifica.
DESENVOLVIMENTO
Este trabalho defende o ponto de vista que sempre existiu a preocupação do homem com a realidade. Dentro da realidade, as religiões e a filosofia eram explicações do significados da existência individual e coletiva. Sempre houve perguntas e a buscar soluções para problemas essenciais, mas as explicações da ciência eram permeadas por conflitos e contradições. A interrogação em torno da cientificidade se desdobra em questões que diz a respeito a possibilidade de tratarmos a realidade da qual nos próprios somos agentes, e a busca da objetivação das ciências.
Os conceitos abordados pela inicialização de uma pesquisa se da pela metodologia, que é o caminho do pensamento e a pratica exercida na abordagem da realidade. A pesquisa qualitativa que trabalha com o universo de significados, motivos, crenças e valores, que corresponde a um espaço das relações, dos processos e dos fenômenos que não podem ser reduzidos a operacionalização de variáveis. A pesquisa quantitativa representa o espaço do cientifico, objetivamente em dados matemáticos.
Ciência, técnica e arte: o desafio da pesquisa social.
CIÊNCIA E CIENTIFICIDADE
Do ponto de vista antropológico, sempre existiu a preocupação do homem com o conhecimento da realidade.
As tribos primitivas explicavam e explicam fenômenos que acercam a vida e a morte, o lugar dos indivíduos na organização social, seus mecanismos, controle e reprodução. As religiões e a filosofia tem sido instrumentos explicativos dos significados da existência individual e coletiva. A poesia e a arte desvendam logicas do inconsciente coletivo, do