Ciencia social ead
Curso de administração – 2º semestre
Ana Paula da Cunha machado – RA: 3708603289
Profª. Tutora: Tania Maria Scapin Murias
O individuo e a sociedade
O processo de socialização de uma sociedade deve ter inicio na infância, com a formação e preparação das crianças para a vida. Já que estás produzem relações sociais. É na infância que as crianças vão se constituir socialmente, constituir seus valores. O primeiro responsável por esta inserção social delas é a própria família, que a educará, socializara com elas seus saberes. Sendo a partir desses aprendizados elas serão capazes de construir saberes úteis para si mesmas e para a sociedade como um todo. Por exemplo, quando em casa elas aprendem a dividir as tarefas com os pais em prol de um bem comum, por mais simples que seja a essa tarefa, ajuda elas a desenvolverem uma coletividade, que é algo primordial para a construção de uma sociedade igualitária e justa.
Outro importante momento de socialização que ocorre na infância é o período na qual elas começam a frequentar a escola, saem de sua casa, do convívio familiar e são inseridas em outro meio, ate então desconhecido. Será nesse ambiente escolar que ela irá construir-se com crianças de diferentes classes sociais, diferentes realidades e juntamente com elas irá construir sua vida social. Este convívio é de suma importância para o futuro das crianças e de nossa sociedade. Pois é através dela que iremos desconstruir valores como o individualismo, autoritarismo e buscarmos a criação de uma sociedade mais justa, preocupada com o bem comum.
Sendo assim, vale ressaltar que desde de crianças, por exemplo, nossa própria infância , já estamos produzindo conhecimentos, socializando-se e tendo novas experiências. Outra forma de ocorrer essa socialização entre indivíduos é através do dialogo, nós enquanto crianças, quando brincávamos, conversávamos com nossos amiguinhos ou ate com os adultos sempre trocávamos saberes e hoje não é diferente,