Ciencia Política
Campus Virtual
Atividade de avaliação a distância (AD)
Disciplina: Ciência Política
Curso: Superior de Tecnologia em Gestão Pública
Professor: Valdir Luiz Schwengber
Nome do aluno:
Data: 27/02/2013
Orientações:
Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
Entregue a atividade no prazo estipulado.
Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).
Leia atentamente a seguinte reflexão de Ricardo Silva :
Não deixa de ser curioso que a formulação do problema das relações entre liberdade e lei na vertente dominante do liberalismo contemporâneo seja herdeira das ideias de um autor tão distante das instituições do Estado liberal quanto Thomas Hobbes. No capítulo XXI do Leviatã, o filósofo inglês deixa claro que a liberdade dos súditos é inversamente proporcional ao número de leis a que eles devem obedecer. Assim, a liberdade dos súditos está apenas naquelas coisas que, ao regular suas ações, o soberano preteriu. O súdito não teria a liberdade (ou o direito) de infringir as leis ditadas pelo soberano, porém, quanto às outras liberdades, dependem do silêncio da lei.
A partir deste texto, e tendo em conta os estudos que você realizou a respeito de Estado e Absolutismo, escreva um texto dissertativo, que tenha entre 10 e 20 linhas, respondendo às seguintes questões:
a) Qual é a concepção de liberdade presente no pensamento de Thomas Hobbes? (5,0)
b) De que maneira esta concepção se faz presente nas sociedades atuais?(5,0)
A concepção de liberdade de Thomas Hobbes persiste em algumas sociedades modernas. Hobbes, em sua obra leviatã, dispõe que a sociedade monarca não tem o direito de participar diretamente da elaboração das leis, sendo assim restringidas integralmente, das liberdades individuais, como o acesso à livre informação, de pensamento e de expressão. O