Ciencia política e teoria geral do estado
1 – O território é um espaço delimitado por fronteiras naturais ou artificiais. O território delimita o poder do Estado podendo então garantir a vigência de ordens estatais, ou seja, as ordens impostas pelo Estado. É onde o estado exerce seu poder de império, ou seja, sua dominação sobre pessoas e coisas.
2 – O Estado não se manteria sem os outros dois elementos, pois não há como a soberania exercer seu poder somente sobre o território, e o povo se manteria sem soberania, somente com o território, porém não seria um Estado, não existiria a divisão de quem por ordem, e quem cumpri-las. E o povo também não se manteria sem o território, pois não teriam seu lugar, seu espaço, suas ordens.
3 – O povo por sua vez se manteria sem um território próprio, porém como invasores de outro Estado o que causaria discórdia e muitas vezes guerras e massacres. No caso existiria um pouco, uma soberania exercida sobre este povo, mas não existe um território para ele.
Já a soberania não se manteria sem o povo, pois não teria sobre quem aplicar o seu poder soberano, seu poder absoluto. A soberania como citei no exemplo a cima, se mantem sem um território próprio, a soberania seria exercida inteiramente sobre o povo que ali reside, sendo esse território até a limitação (fronteira). Porém para se formar um Estado onde se cumprir ordens estatais, necessária precisa-se do conjunto destes três elementos: Povo, Soberania e