ciencia politica
Ciência Política como “ Ciência do Poder” é uma concepção moderna e estuda o Estado não como uma única comunidade que possui soberania, de natureza diferente os humanos, identifica no Estado uma diferença de “grau” em relação às outras comunidades.
Papel ciência política: Para uns, a política é essencialmente uma luta, serve para manter os privilégios de uma minoria sobre a maioria. Para outros, fazer reinar a ordem e a justiça: o poder assegura o interesse geral e o bem comum contra a pressão das reivindicações particulares, meio de realizar a integração de todos os indivíduos na comunidade, sociedade justa de que falava Aristóteles.“.
O Estado: poder instituído em uma sociedade, instrumento de dominação de certas classes sobre outras, assegurar ordem social, integração de todos na coletividade para o bem comum. Poder: capacidade ou a possibilidade de agir, produzir efeitos, realidade central nas relações dos homens em sociedade, bem como na vida cotidiana dos seres humanos.
Mecânica: se estiver funcionando corretamente a sociedade não padece, caso contrario, há perecimento na sociedade. Não muda.
Orgânica: age e reage, vive em diversas situações, é dinâmica, contorna problemas.
Poder politico: a racionalização do dominante e a motivação do subordinado. O poder político está inserido, não numa instituição específica, mas em toda a sociedade onde a relação de poder emerge como política.
Autoridade: poder estabilizado e institucionalizado, legítimo. Que produz a atitude no tempo para a obediência, permanente incondicional às ordens de uma fonte, facilita a transformação do poder em eficácia.
Sociedade: a) Sanchez Agesta