Ciencia Politica PROVA 1o BIMESTRE
Aula 01 de Ciência Política – Prof. Moraes - Slide nº1
Os moldes e atuação do Estado é que formatam a sociedade e não há como praticar qualquer ato social, mesmo que restrito, sem levar em conta as regras do Estado.
Em síntese, nosso objetivo será entender como são construídas as regras de uma sociedade.
Sempre levando em conta a enorme influência do Estado na vida da humanidade que, além da preocupação com sua eficiência deve, principalmente, primar pela preservação dos direitos fundamentais da pessoa humana.
A sociedade, termo genérico, abrange formas específicas de organização social, cuja distinção se faz pelos seus objetivos, pela extensão e pelo grau de intensidade dos laços que prendem os indivíduos aos diversos tipos de associações. O Estado, posto que seja uma forma de sociedade, não é a única, pois coexiste com outras, como a família, as sociedade religiosas e até aquelas de cunho meramente recreativo, entre tantas outras.
O traço fundamental que separa o Estado, como organização do poder, das demais sociedades que exercem também influência e ação sobre o comportamento de seus membros é seu caráter inabdicável, obrigatório ou necessário da participação de todo indivíduo. Nascemos no Estado e ao menos contemporaneamente é inconcebível a vida fora do Estado, ao passo que as demais associações são de participação voluntária.
O Estado possuí o monopólio da coação organizada e incondicional, pois não somente emite regras de comportamento, mas dispõe dos meios materiais imprescindíveis para impor a observância dos princípios estatuídos de conduta social.
Alguns conceitos importantes:
Ciência Política É a ciência que estuda o funcionamento e a estrutura do Estado e das instituições políticas. Também tem como objeto de estudo a relação entre os elementos que estão no Poder (Governo) e o restante dos cidadãos.
Nos seus primórdios, a ciência política abordou a política a partir de uma perspectiva filosófica (através de