Ciencia Politica entregar
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO E TURISMO – FAT
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO - BACHARELADO
Fabrício Marcili Dóra
Mariana Barbosa Soares
ENSAIO TEÓRICO SOBRE “ATUALIDADE DO LIBERALISMO POLÍTICO E DO CORPORATIVISMO”
Pelotas – RS
22 de Maio de 2015
Fabrício Marcili Dóra
Mariana Barbosa Soares
ENSAIO TEÓRICO SOBRE “ATUALIDADE DO LIBERALISMO POLÍTICO E DO CORPORATIVISMO”
Trabalho sobre Atualidade desenvolvida durante a disciplina de ciência política, como parte da avaliação referente ao primeiro semestre do curso de Administração Bacharelado.
Professora: Patrícia R.C da Cunha
1) Partindo do texto: “Atualidade do Liberalismo Político e do Corporativismo” de Simon Schwartzman, resgate os conceitos dos textos de Murilo de Carvalho e Bresser Pereira, trabalhados em aula, e diga de que forma a administração do país sofre influência dos fenômenos apontados pelos autores?
2) Há interligação desses conceitos?
3) Qual a melhor forma de administração e por quê?
Para respondermos ao primeiro questionamento proposto, devemos tentar de forma sucinta descrever a evolução histórica da política brasileira e com ajuda dos textos de Bresser Pereira e Murilo Cardoso, explicarmos os vieses que tramaram essa sucessão de acontecimentos e nos trouxeram ao atual cenário político brasileiro.
Antes da república a nossa sociedade não distinguia o público do privado. O patrimônio dos soberanos e o patrimônio público eram a mesma coisa. A transição para a república no Brasil, diferentemente de outros países, não foi de forma violenta e sim como um ato simbólico e administrativo que vinha de encontro com os anseios de uma sociedade aristocrata agrícola, que havia deixado de ser escravocata e permitiu as primeiras relações trabalhistas de uma forma liberal, sem controle do Estado, tratando principalmente os negros, e imigrantes europeus por muitas vezes como escravos.
Essa sociedade ainda tinha arraigada em