Ciencia economica
Desde os idos mais remotos da humanidade, mesmo nas sociedades mais primitivas ou mesmo entre os animais, a busca pelo alívio da dor e pela cura das doenças sempre foi tentada.
Entretanto, a história demonstra que a sociedade, ao adquirir algum grau de desenvolvimento, conhecendo melhor o organismo, suas enfermidades e tratamentos, trata de normatizar a formação dos médicos e disciplinar o exercício da Medicina. (SOUZA, 2001, p. 39).
MACROECONOMIA E MICROECONOMIA;
Macroeconomia
Segundo Pindyck e Rubinfeld (2006), a macroeconomia trata das quantidades econômicas agregadas, tais como taxa de crescimento e nível do produto nacional, taxa de juros, desemprego e inflação, ou seja, ela abrange um todo da economia.
Para Abel, Bernanke e Croushore (2008) como macroeconomia abrange a economia como um todo. Os macros economistas ignoram as distinções sutis entre diferentes tipos de bens, firmas ou mercados e concentram-se em totais nacionais. O processo de soma variáveis econômicas para obter totais em e escala da economia como um todo é chamado de agregado.
A Macroeconomia se dedica além do ensino a previsão, análise e pesquisa macroeconômicas, além de coleta e tratamento de dados.
A macroeconomia possui algumas metas como aumentar o nível de empregos, estabilizarem os preços, distribuir renda, crescer a economia, solucionar conflitos de objetivos. A estrutura macroeconomia se compõe de cinco mercados:
Mercado de Bens e Serviços: Determina o nível de produção agregada bem como o nível de preços.
Mercado de Trabalho: Admite a existência de um tipo de mão-de-obra independente de características, determinando a taxa de salários e o nível de emprego.
Mercado Monetário: Analisa a demanda da moeda e a oferta da mesma pelo Banco Central que determina a taxa de juros.
Mercado de Títulos: Analisa os agentes econômicos superavitários que possuem um nível de gastos inferior a sua renda e deficitários que possuem gastos