Ciencia dos Materiais
Escola Politécnica
Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais
EET – 314 Transformação de Fases
Prof. Paulo Emílio Valadão de Miranda (pmiranda@labh2.coppe.ufrj.br)
Gabarito da lista de exercícios Nº 5
1. O que é austenita retida?
R: Durante o tratamento térmico de produção de martensita, é feito um resfriamento rápido. A parte que não se transformou durante esse resfriamento é chamada austenita retida, que tem coloração branca na fotomicrografia.
2.O que é transformação martensítica e quais as suas características?
R: Transformação martensítica é quando uma liga de ferro-carbono austenizada sofre um resfriamento rápido até uma temperatura relativamente baixa. A martensita é uma estrutura monofásica que não se encontra em equilíbrio, resultante de uma transformação sem difusão da austenita. A transformação martensítica ocorre quando a taxa de têmpera é rápida o suficiente para prevenir a difusão do carbono.
3. Porque no aço temperado na Aula Prática de Cementação não ocorre transformação martensítica em toda a espessura do material? R: O aço temperado da aula prática não tinha martensita formada em toda sua espessura pelo fato de uma parte do meterial não ter sofrido transformação de fase, gerando austenita retida.
4. Transformação martensítica ocorre somente em aços ? Justifique.
R: A transformação martensítica não é exclusiva dos aços, pode acontecer em outros materiais, pois sua principal característica é não ocorrência de difusão.
5. Qual a estrutura cristalina da fase martensítica no aço comum ao carbono temperado e qual o mecanismo de formação desta fase por têmpera?
R: A estrutura cristalina da fase martensítica no aço comum ao carbono temperado é tetragonal de corpo centrado. A fase martensita é metaestável e supersaturada em carbono. Os átomos de carbono ocupam sítios octaédricos na austenita e após