Ciencia dos materiais
O ferro-gusa é a matéria-prima do aço. É o produto obtido a partir da redução de óxidos de ferro através dos elementos redutores (dióxido de carbono - CO2, e gás hidrogênio - H2). Este produto têm em sua composição de 90 a 95% de ferro e 3,0 a 4,5% de carbono e alguns elementos de liga.
O ferro reduzido absorve carbono, é fundido e escorre para o cadinho na parte inferior do forno. O fluxo combina-se com as impurezas do minério e com as cinzas do carvão e forma uma escória que sobrenada o metal líquido do cadinho. Em períodos de tempo determinados o ferro-gusa, e a escória do alto-forno são vazados do cadinho. O carvão é usado preponderantemente na produção de ferro gusa e cumpre duas funções: como combustível para gerar o calor necessário à operação do alto-forno da siderúrgica e como agente químico para retirar o oxigênio durante o processo.
2-Quais são os fornos e conversores utilizados para a obtenção dos aços.
Explique os processos de obtenção considerando usinas integradas e usinas não-integradas. Existiram, através dos tempos, diversos tipos de conversores entre os principais estão: Conversor Bessemer, o Siemens-Martin e o atual Conversor L.D., além dos fornos elétricos para a reciclagem do aço e dos auto-fornos para produção de ferro gusa e de fornos por indução elétrica utilizado com sucata de aço.
CONVERSOR BESSEMER Este conversor trabalha somente com ferro gusa, que era sempre introduzido no estado de fusão. O seu princípio de funcionamento é a passagem de ar comprimido através da massa líquida.
CONVERSOR THOMAS: Também trabalhando com injeção de ar comprimido, mas com maior capacidade de operação.
CONVERSOR L.D.: utiliza injeção de oxigênio puro sob alta pressão.
As usinas não integradas não produzem aço, já as usinas integradas operam todas as fazes do processo : redução refino e laminação.
3-Quais são os fatores que determinam as propriedades das ligas