ciencia dos materiais
Cristiano Oliveira - 1148982
1. Qual a diferença entre estrutura atômica e estrutura cristalina?
A estrutura atômica define o arranjo dos componentes internos da matéria como prótons, neutros e elétrons; ou seja, a estrutura eletrônica em um nível subatômico, definindo ainda o tipo de ligação entre os átomos que constituem o elemento ou composto. A estrutura cristalina define a maneira segundo a qual os átomos ou íons estão arranjados espacialmente, nos materiais cristalinos. Ela é definida em termos da geometria da célula unitária e da posição dos átomos dentro da célula unitária.
2. Qual a diferença entre uma estrutura cristalina e um sistema cristalino?
A estrutura cristalina define a maneira segundo a qual os átomos ou íons estão arranjados espacialmente, nos materiais cristalinos. Ela é definida em termos da geometria da célula unitária e da posição dos átomos dentro da célula unitária. Já um sistema cristalino é um esquema segundo o qual as estruturas cristalinas são classificadas de acordo com a geometria das células unitárias. Essa geometria é especificada em termos de relações entre comprimentos de arestas e ângulos interaxiais.
3. O que quer dizer 68% e 74% do volume da célula unitária ocupados por átomos? Exemplos de metais C: Ferro α (Fe), Cromo (Cr), Molibdênio (Mo), Tantâlo (Ta), e Tungstênio (W)
N° de coordenação (que representa o n° de vizinhos mais próximos):
N° de átomos no interior do reticulado: 2 (8 x 1/8 + 1)
Fator de empacotamento atômico: 0,68 (68% do volume da célula é ocupado por átomos) Estrutura cristalina dos metais
Exemplos de metais CFC: Alumínio (Al), Cobre (Cu), Ouro (Au), Chumbo (Pb), Níquel (Ni), Platina (Pt), Prata (Ag)
N° de coordenação: 12
N° de átomos no interior do reticulado: 4 (8 x 1/8 + 6 x 1/2)
Fator de empacotamento atômico: 0,74 (74% do volume da célula é ocupado por átomos)