Ciencia dos materiais
Tanto a composição química como a estrutura de um material tem forte influencia sobre suas propriedades e seu comportamento. Por essa razão a estrutura atômica dos átomos deve ser entendida pelos engenheiros e cientistas.
2 Como poderíamos descrever a estrutura dos materiais em níveis? Coloque um exemplo para cada nível.
Podemos descrever a estrutura dos matérias em cinco níveis diferentes:
1º. Macroestrutura: Revestimentos com espessura relativamente elevada tais como tintas de automóveis e outras aplicações, são utilizados não só por motivos estéticos, mas também para proporcionar resistência à corrosão.
2º. Microestrutura: A resistência mecânica de vários metais e ligas dependem, em grande parte, do tamanho dos grãos. Os grãos e os contornos de grão do aço são características macroestruturais de um material cristalino. Em geral, à temperatura ambiente, grãos menores proporcionam maior resistência mecânica. Muitas propriedades importantes dos matérias são sensíveis à microestrutura.
3º. Nanoestrutura: utilizam-se nanosparticulas de oxido de ferro em ferrofluidos ou fluidos magnéticos. Estas nanoparticulas são dispersas em liquido e comercializadas como ferrofluidos. Esses fluidos magnéticos são empregados, por exemplo, como meio de resfriamento em alto falantes.
4°. Arranjos atômicos: ordem de curto alcance: os íons presentes no vidro de sílica possuem apenas uma ordem de curto alcance, na qual os íons estão dispostos de forma especificas. Esta ordem porem, não é mantida em grandes distancias. O que torna o vidro de sílica um material amorfo. Os vidros amorfos feitos de sílica e alguns outros óxidos são à base da indústria de comunicação de dados por meio de fibras ópticas.
5°. Estrutura atômica: o Diamante é formado por ligações covalentes carbono-carbono. Espera-se que matérias com esse tipo de ligação sejam relativamentes