Ciencia dos materiais
TREM DE POUSO DE AVIÕES – ANALISE DE MATERIAIS
* * *
* * CRICIÚMA, NOVEMBRO DE 2012.
INTRODUÇÃO
O trabalho visa mostrar como se constitui a analise dos materiais aplicados na fabricação de trens de pouso em aeronaves. Seu projeto estrutural, porque alem de sua estrutura em materiais o trem de pouso deve apresentar uma combinação adequada entre o fator amortecimento e mínima deformação sob força máxima aplicada.
-------------------------------------------------
TREM DE POUSO
Trem de pouso ou trem de aterragem é um dos principais componentes do avião. É o principal integrante do sistema de pouso num avião, usado tanto na decolagem como na aterrissagem. Sem eles é até possível aterissar, porém exige perícia e muito conhecimento do piloto, caso contrário, certamente as consequências serão violentas, com perdas humanas e materiais. É composto de um possante amortecedor ou macaco pneumático, alimentado pelo sistema hidráulico e comandado pelo piloto por manches manuais ou automáticos. O principal componente do trem de pouso é o pneu, que pode chegar á 32 num avião de grande porte.
COMPONENTES
Comporta do trem ou as duas portas paralelas que ficam abertas quando o avião aterrissa, o compartimento do trem de pouso, grande o suficiente, para inclusive se necessário for uma pessoa acionar o sistema manualmente, através de um sistema de alavancas, encaixadas em ambos os lados do compartimento de armazenamento do trem de pouso. O acesso ao compartimento é feito por um tipo de alçapão localizado próximo a cadeira do navegador. Sistema elétrico de acionamento, composto por dispositivo, que aciona automaticamente a abertura da comporta do trem de pouso e em seguida, o amortecedor que o desloca para a posição vertical. Bomba de óleo, especialmente projetada para aumentar pressão do óleo nos sistema hidráulico do trem de pouso, quando este exigir maior