Ciencia dos materiais
CAMPUS DE FREDERICO WESTPHALEN-RS
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIAS E CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL
PROPRIEDADES ÓPTICOS
Professor: Me. Willian Widmar Cadore
Alisson Piovesan
Bernardo Zanchet Bordignon
Grégori Ronan Szatkoski
Guilherme Carvalho da Silva
Ígor Henrique Faccin de Azevedo
João Paulo Zadinelo
Julian Ernesto Kehler
Leonardo Cargnin
Lucas Ardenghy e Silva
Paulo Ricardo Barth
Ronaldo Mülbaier Padilha
Frederico Westphalen, 28 de maio 2013
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
Os materiais ópticos foram uma das tecnologias que avançaram muito nos últimos anos, o grupo dos materiais ópticos, fazem parte de um grande conjunto de materiais usados na construção civil.
A tecnologia óptica interage com técnicas antigas e com o uso de descobertas avançadíssimas. A óptica depende muito da capacidade de algumas características dos materiais da absorção de luz, os fótons, as ondas eletromagnéticas, a capacidade de absorção, refração desses materiais
Algumas técnicas foram criadas para induzir ou melhorar inúmeras características ópticas de diversos materiais, o que possibilitou que melhorasse a vida da humanidade.
2 REFERENCIAL TEÓRICO
2.1 Fenômenos que ocorrem com a radiação luminosa quando ela passa de um meio a outro.
Radiação luminosa é a separação de um feixe luminoso, não monocromático, nas radiações monocromáticas que o compõem, dispersão da luz, pode fazer-se, em boas condições, utilizando prismas ópticos como órgãos dispersores, em dispositivos apropriados que se chamam espectroscópios. A imagem resultante da dispersão chama-se espectro luminoso e não se apresenta igual para todas as substâncias e radiações analisadas.
Assim, os espectros de sólidos e líquidos incandescentes apresentam-se como espectros contínuos, espectros em que a parte visível dos espectros obtidos a partir da luz