Ciencia dos materiais
Historicamente, o desenvolvimento e o avanço das sociedades têm estado intimamente ligados às habilidades de seus membros em produzir e manipular os materiais para satisfazer suas necessidades. Ex. Idade da Pedra, Idade do bronze, etc.
Os primeiros materiais são advindos da natureza pura, sendo: pedra, madeira, argila e peles de animais. Com o passar do tempo, o homem passa a desenvolver técnicas para uso das cerâmicas e metais. Foram sendo descobertas alterações das propriedades naturais dos materiais a partir de tratamentos térmicos e químicos.
Porque estudar Ciência e Engenharia de Materiais?
Muitos cientistas e Engenheiros irão se deparar vez ou outra com um problema de projeto que envolve materiais: Ex. Pontes, Barragens, Petróleo, Navios, Aeroportos, Ferrovias, etc. Muitas vezes, um problema de materiais consiste na seleção do material correto dentro de uma infinidade de materiais disponíveis. Existem vários critérios para a decisão final.
Ciência dos Materiais: Envolve a investigação das relações entre as estruturas e as propriedades dos materiais.
Engenharia dos Materiais: Consiste, com base nessas correlações estrutura-propriedade, no projeto ou na Engenharia da estrutura de um material para produzir um conjunto de propriedades pré-determinadas. Busca relacionar as propriedades dos materiais e os elementos estruturais.
Informações fundamentais para a especificação dos materiais
i) Condições de serviço: Definem as propriedades que o material deve possuir. ii) Deterioração das propriedades dos materiais que possa ocorrer durante a operação em serviço. iii) Fatores econômicos e ambientais. Qual o custo final do material e os riscos ambientais?
Quanto mais familiarizado estiver um Engenheiro ou cientista com as várias características e