ciencia dos ambientes
Ciclos Biogeoquímicos
Diogo Henrique-21202098
Felipe Duarte-21202155
Ícaro de Mendonça
Roberto Rosselini F. da Silva21200926
Ciclos Biogeoquímicos
1.
Os organismos retiram constantemente da natureza elementos químicos de que necessitam, mas esses elementos sempre retornam ao ambiente.
2.
O processo contínuo de retirada e devolução de elementos químicos à natureza constitui os ciclos biogeoquímicos. Principais Ciclos Biogeoquímicos
1.
2.
3.
4.
5.
6.
7.
8.
Água
Carbono
Oxigênio
Nitrogênio
Fósforo
Enxofre
Cálcio
Mercúrio
Ciclo da Água
As
águas contidas no planeta constituem a hidrosfera e essa corresponde à parte líquida que se encontra em diversas partes, como oceanos, mares, rios, lagos, geleiras, além da atmosfera.
O conjunto das águas contidas no planeta desenvolve uma interdependência, Isso ocorre por meio dos processos de evaporação, precipitação, infiltração e escoamento, que se configuram como uma dinâmica hidrológica.
Para conceber esse fenômeno é preciso que
outro elemento provoque, nesse caso, é motivada pela energia da irradiação solar.
Um
exemplo claro de desequilíbro ligado ao ciclo natural das águas é o fenômeno do aquecimento global, que ocasiona o derretimento das calotas polares e, consequentemente, provoca a elevação dos níveis dos oceanos que podem submergir ilhas e áreas costeiras de muitos países, tirando pessoas e animais dessas áreas.
Ciclo do Carbono
Tem
início quando as plantas e outros organismos autótrofos absorvem o gás carbônico da atmosfera para utiliza-lo na fotossíntese.
No
ciclo biológico do Carbono, podemos ter a total renovação do carbono atmosférico em até vinte anos. Este
processo ocorre na medida em que as plantas absorvem a energia solar e CO2 da atmosfera, gerando oxigênio e açúcares, como a glicose, por meio do processo conhecido como fotossíntese.
Em