ciencia da computação
✔ Em C existe um conjunto de seis operadores relacionais, os quais podem ser usados na avaliação de expressões. Seu objetivo consiste no estabelecimento de relações entre os operadores.
OPERADOR
NOME
EXEMPLO
SIGNIFICADO
==
Igualdade
A == B
A é igual a B?
>
Maior que
A>B
A é maior que B?
>=
Maior ou Igual que A >= B
A é maior ou igual a
B?
<
Menor que
A10) e não ao primeiro if.
Sempre que existir instruções if-else encadeadas, cada componente else pertence sempre ao último if (que ainda não tenha um else associado).
Exemplo:
If (a >=0)
If (b >10)
Printf (“B é muito grande “ ); else Printf (“ A tem um valor negativo “);
➢ Assim, o else pertence ao if (b >10) e não ao primeiro if.
➢ O bjetivo era que o else pertencesse ao primeiro if (exterior), e não ao segundo if (interior). Para resolver esse problema, colocamos chaves na instrução associada ao primeiro if.
Exemplo:
If (a >=0)
{ If (b >10)
Printf (“B é muito grande “ );
}
else
Printf (“ A tem um valor negativo “);
➢ Se num conjunto de instrução if encadeadas alguma delas não necessitar de eles, deve-se colocar essa instrução entre chaves para que o eles de algum outro if mais exterior não seja associado erradamente a este if.
ESTRUTURA CASE
✔ Em alguns programas, existem situações mutuamente exclusivas, isto é, se uma situação for executada, as demais não serão. Quando este for o caso, um comando seletivo é o mais indicado.
1. switch (variável)
2. {
3. case valor1: Lista de comandos;
4. break;
5. case valor2: Lista de comandos;
6.
break;
7.
.....
8. default: Lista de comando;
9. }
✔ O comando switch (variável) avalia o valor de uma variável para decidir qual case será executado. O comando break deve ser utilizado para impedir a execução dos comandos definidos nos cases, será executado então o default.
ESTRUTURA CASE
✔ Em cada case do switch só uma única constante do tipo