Ciencia da Computação
“DESENVOLVIMENTO DE SISTEMA PARA ANÁLISE DE PERFORMANCE DE ALGORITMOS DE ORDENAÇÃO DE DADOS”
GRUPO APS 3º SEMESTRE UNIP
B24IJC9 - BRUNO CARLOS DE PAULA SOUZA
B4310A5 - DANILLO OLIVEIRA DOS SANTOS
B2258G3 - VITOR MARTINS DA SILVA
Introdução
Neste trabalho iremos falar sobre os algoritmos de ordenação de dados, como esse método é utilizados e principalmente como funciona o método.
A ordenação de dados é o ato de se colocar os elementos de uma sequência de informações, ou dados, em uma relação de ordem predefinida.
Exemplo: Ordenação em ordem numérica, ordem alfabética crescente ou em ordem alfabética decrescente.
Um algoritmo que ordena um conjunto, geralmente representada num vetor, é chamado de algoritmo de ordenação. Algoritmo de ordenação em ciência da computação é um algoritmo que coloca os elementos
Algoritmo de ordenação em ciência da computação é um algoritmo que coloca os elementos de uma dada sequência em certa ordem, ou seja, efetua sua ordenação completa ou parcial.
Em nosso dia – a – dia, convivemos constantemente com a grande necessidade de consultar algum respectivo dado, ou seja, consultar dados ordenados.
Existem várias razões para se ordenar uma sequência. Uma delas é a possibilidade se acessar seus dados de modo mais eficiente.
Podemos citar um exemplo que toda a comunidade tem acesso, no caso a lista telefônica. Pense como seria difícil consultar um número de telefone de uma pessoa se os nomes não estivessem classificados em ordem alfabética na lista.
Por este e outros motivos à ordenação de dados é uma das atividades mais utilizadas na computação.
As formas de ordenações mais utilizadas são as numéricas e as lexicográficas, para melhor entendimento segue alguns exemplos a seguir:
Numéricas: O número é a linguagem da quantidade. Consequentemente, a classificação também deverá ser feita a