Ciencia contabil
Serviço social
PATRICIA APARECIDA GOMES DA SILVA
61259445
Um olhar antropológico sobre a questão da pobreza no brasil
Sete Lagoas
2010
Patricia aparecida gomes da silva
um olhar antropológico sobre a questão da pobreza no brasil
Trabalho apresentado ao Curso (Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Antropologia
Prof. Giane Albiazzetti
Sete Lagoas
2010
Introdução
O olhar antropológico tem em sua base; a alteridade, o etnocentrismo e o relativismo.
Toda sociedade tem suas regras sociais que devem ser seguidas; lidar com as diferenças nas sociedades em geral se traduz em dificuldades. A questão da pobreza que é cultural e histórica, tem um percurso de cinco séculos, sendo então recorrentes nas sociedades antigas e nas modernas.
Numa sociedade de tamanhas desigualdades como a brasileira, marcada pela injustiça, pela ausência de compromissos das instituições públicas para com a maioria da população, constituida pelo segmento mais carente, pela negação de direitos, pela discriminação histórica, pode-se facilmente observar que a proclamada igualdade não é concreta.
A diminuição das desigualdades sociais se concretiza então por ações articuladas entre sociedade civil e o estado.
Desenvolvimento
A desigualdade e pobreza no Brasil vem se confirmando com o passar dos anos, tendo uma tendência de enorme desigualdade na distribuição de renda e elevados níveis de pobreza. Um país que tem como desafio histórico enfrentrar uma herança de injustiça social que exclui parte de sua população ao acesso a condições mínimas de diginidade e cidadania.
O Brasil não é um país pobre, mas sim, um país com muitos pobres, tendo uma perversa desigualdade na distribuição da renda e das oportunidades de inclusão econômica e social.A pobreza, não pode ser definida de forma única e universal, podemos afirmar que se refere a situações de carência em que os individuos não conseguem manter um padrão minimo de