Ciencia contabeis
Integralizada com bens ou moeda corrente, aqueles suscetíveis em moeda corrente, conforme legislação em vigor
Um dos atributos da Contabilidade é permitir o controle da movimentação do patrimônio das empresas, pois a partir desse conceito passamos a compreender o real significado de Ativo, Passivo, Despesas e Receitas.
Desta forma, a escrituração vem traçar a identidade fundamental da Contabilidade, capturar, registrar, acumular e gerar informações através da elaboração de relatórios contábeis.
Portanto, podemos definir o Patrimônio como: Ativo = Passivo + Patrimônio Líquido.
Mas quanto a classificação de Ativo de uma determinada entidade, há correspondência em qual das alternativas abaixo:
Ao conjunto de bens e direitos de uma determinada empresa que lhe são capazes de gerar benefícios presentes e futuros.
O plano de contas é um conjunto ordenado de contas, diretrizes e normas previamente estabelecidos a fim de orientar a execução da contabilidade, objetivando ainda a uniformização dos registros contábeis. Leva-se em consideração, ainda, que a sua elaboração tem por fim a identificação das particularidades, tais como, o tamanho da empresa, ramo de atividade, sistema contábil e interesses dos usuários. Podemos afirmar que quando da elaboração de um Plano de Contas, o mesmo, tem por objetivo:
Facilitar o manuseio das contas que serão utilizadas quando das atividades, especialmente quando houver um sistema de processamento eletrônico de dados.
É sabido que os critérios de avaliação de estoques comumente utilizados são o inventário periódico e o permanente, este utilizando-se dos métodos média ponderada móvel(mpm), o