CIDOS NUCL ICOS trabalho pronto
Alunos: Assusena, Cíntia Cilene ,
Liane, Luciana, Mylena e Thays
Helena
METABOLISMO DE ÁCIDOS NUCLÉICOS
* COMPOSIÇÃO
Os ácidos nucléicos são as biomoléculas mais importantes do controle celular, POIS CONTÊM A INFORMAÇÃO GENÉTICA, elas são formadas por um radical fosfato (ácido fosfórico), um açúcar simples/pentose (desoxirribose ou ribose),e uma base nitrogenada
(Purinas:Adenina e guanina ou Pirimidinas: Timina e citosina e no
RNA a uracila encontra-se no lugar da Timina).
O constituinte monomérico dos ácidos nucleicos são os nucleotídeos, sendo formado apenas um segmento, o próprio nucleotídeo que é composto de fosfato, pentose e base nitrogenada.
DNA
A figura acima demonstra a forma geral dos ácidos nucleicos (polímero linear de nucleotídeos unidos por ligações fosfodiéster) por nucleotídeos de DNA ou RNA.
RNA
DNA
O DNA é um ácido nucleico que confere diversidade á vida, ou seja, cada indivíduo de qualquer espécie tem seu próprio DNA, tornando-se único, é uma fita dupla helicoidal. É a maior macromolécula celular, constituída por duas cadeiras polinucleotídica. A direção do DNA é
3’ para 5’.
REPLICAÇÃO DO DNA
É um processo semiconservativo, no qual exige que duas cadeias polinucleotídicas que formam a hélice do DNA se separem, de modo a expor as bases que irão orientar o emparelhamento dos nucleotídeos para formação das novas cadeias complementares às cadeias moldes.
Para que a síntese de DNA ocorra, são necessários dois substratos fundamentais: desoxinucleosídeos trifosfatados e uma junção iniciador: molde. A separação de duas cadeias da hélice do DNA ocorre à medida que as novas cadeias vão sendo sintetizadas. A região de separação das cadeias tem a forma de uma letra Y e é denominada forquilha de replicação. A replicação do DNA envolve três etapas:
* Iniciação
* Ampliação ou alongamento
* Término
REPLICAÇÃO DNA
• É sintetizado da extremidade 3’ para 5’
• A fita MOLDE orienta qual dos 4 nucleosídeos trifosfatados será