Cidadão Invisível
Sociologia
Beatriz Bianca
O Cidadão Invisível
Gama – DF
Junho/2013
Beatriz Bianca
O Cidadão Invisível
Onde começa? O que é feito? Uma cidade, dois mundos diferentes. Um menino de rua se tornou invisível. Ele busca recuperar sua visibilidade. Uma garota de classe média que não se conforma com a desigualdade social. Um dia, os dois se encontram. E a experiência irá mudar suas vidas. Orientador: Saulo
Gama – DF
Junho/2013
O CIDADÃO INVISÍVEL
O livro "O Cidadão Invisível", do roteirista Ivan Jaf, produzido na atualidade, apresenta os contrastes tão grandes da desigualdade social, pois traz um retrato das desonras do Brasil. As notícias divulgadas nos jornais todos os dias, vistas por muitos de nós como algo contra o qual não adianta combater, constituem a base para a formação lógica de opinião.
O autor busca focar sobre as questões sociais e seu impacto na vida dos personagens, e também das crianças e adolescentes da vida real. Nos mostra, ao longo dos quadrinhos de seu livro, como estamos distantes da aplicação prática de elementos fundamentais para que possamos oferecer as crianças e jovens um mínimo de dignidade. “O Cidadão Invisível” nos mostra que, apesar de existir várias leis referentes à proteção integral à criança e ao adolescente e que nenhuma será objeto de qualquer forma de negligência ou discriminação, o nosso país ainda não conseguiu vencer a doença da desigualdade social.
Quem lê o livro hoje não vê grande diferença entre o que se passava no país anos atrás em relação ao que acontece hoje, nos anos iniciais de uma nova década.
Há muitas crianças nas ruas, trabalhando por comida e até drogas. O maior e mais divulgado projeto do governo é o Fome Zero, o que demonstra que a miséria e subnutrição