cidades sustentaveis
CAMPUS LARANJEIRAS
NÚCLEO DE ARQUITETURA E URBANISMO
FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO
ESTUDOS SOCIAIS E AMBIENTAIS
“SOCIEDADES E CIDADES (IN)SUSTENTÁVEIS”
Laranjeiras –se , 01 de abril de 2013
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE
CAMPUS LARANJEIRAS
NÚCLEO DE ARQUITETURA E URBANISMO
FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO
DISCIPLINA: ESTUDOS SOCIAIS E AMBIENTAIS
PROFª Ma. MARIANNA MARTINS ALBUQUERQUE
Trabalho solicitado pela prof. Mariana Martins, como requisito básico para obtenção de nota na matéria de estudo sociais e ambientais, elaborado por: Adla suany S. Feitosa.
Índice:
1. Introdução
2. Desenvolvimento
¹ aquecimento global
² desenvolvimento sustentável
³sustentabilidade
3. Conclusão
Laranjeiras se, 01 de abril de 2013
1. Introdução
A questão ambiental, no Brasil, se intensifica nos discursos e estudos no curso da década de 1960 após uma fase de intenso crescimento urbano. Com a crise do petróleo no final dos anos sessenta e início da década de setenta, a reflexão acerca do futuro, que se apresenta incerto, começa a ser exposta no pensamento político, social e filosófico levando ao questionamento da participação do homem no planeta.
Neste contexto, o conceito de “desenvolvimento sustentável” surge como um termo que expressa os anseios coletivos, tais como a democracia e a liberdade, muita vezes colocadas como uma utopia.
De acordo com pesquisas realizadas recentemente, nota-se que nunca em toda a nossa existência houve uma tão grande preocupação e relevância politica sobre a problemática das cidades (crescimento populacional), aquecimento global e a sustentabilidade. Temas esses que certamente serão alvo para futuras discussões, temos como referencias: vídeo Uma verdade inconveniente –Al gore, Semana da Arquitetura sustentável- UFS, entrevista Mito e fatos da mudança climática- Luiz Carlos, artigos e