Cidades Planejadas
É a cidade construída segundo um plano previamente elaborado, com certa ordenação interna e distribuição racional das atividades no espaço por setores (Setor Militar, Setor de Indústria, Setor Hoteleiro etc.).
CIDADE ESPONTÂNEA:
Cidade espontânea ou natural é a que surgiu, cresceu e se expandiu sem qualquer plano prévio de urbanização. Caracterizam-se, por exemplo, por ruas estreitas e tortuosas.
Exemplos: Rio de Janeiro, São Paulo, Nova Iorque, Pequim e Cidade do México, entre outras.
A diferença básica entre esses dois tipos de cidade é o PLANO PRÉVIO DE URBANIZAÇÃO. A presença de tal plano indica que a cidade é planejada; em caso da inexistência do referido plano, temos que a cidade é natural ou expontânea.
GOIÂNIA
Goiânia é um município brasileiro e capital do estado de Goiás.
É a segunda cidade mais populosa do Centro-Oeste do Brasil e se localiza no Planalto Central, a 48 quilômetros de Anápolis e 209 quilômetros a sudoeste da capital federal, Brasília.
A cidade possui 1.281.975 de habitantes, sendo o 13º município mais populoso do Brasil. A Região Metropolitana de Goiânia possui 2.150.097 de habitantes, o que a torna a 11ª região metropolitana mais populosa do Brasil.
Assim como algumas outras cidades brasileiras, Goiânia desenvolveu-se a partir de um plano urbanístico, tendo sido construída com o propósito de desempenhar a função de centro político e administrativo do estado de Goiás. Foi fundada em24 de outubro de 1933, absorvendo, em 1937, da cidade de Goiás, a função de capital do estado.
HISTÓRIA DE GOIÂNIA
A história de Goiânia começa com as primeiras ideias de mudança da Capital em 1753, proposta pelo, então governador da Província de Goiás, Dom Marcos de Noronha, que ambicionava transferir a capital de Vila Boa para a atual Pirenópolis.
Em 1830, o Marechal de Campo Miguel Lino de Morais, segundo governador de Goiás Império, propôs a mudança da Capital para a região do Tocantins, próximo de