cidades globais e tecnópolos e Hierarquia urbana
Agora as Tecnopólos pode-se dizer que é uma reunião, num mesmo lugar, de diversas atividades de alta tecnologia, pesquisa & desenvolvimento, empresas e universidades, centros de pesquisa, etc. que facilitam os contatos pessoais entre esses meios, produz efeito de sinergia de que podem surgir inovações técnicas e novas idéias. Os Tecnopólos concentram grande quantidade de mão-de-obra altamente qualificada.
Podem-se citar como exemplo de Tecnopólos as cidades de: Califórnia (Estados Unidos), Tsukuba (Japão) e Campinas (Brasil).
Hierarquia Urbana hierarquia urbana é nada mais que um conjunto integrado de cidades que estabelecem relações econômicas, sociais e políticas entre si.
Isso significa que pequenas cidades se subordinam a cidades médias, estas as cidades médias se subordinam às cidades intermediárias e estas últimas, às grandes cidades ou metrópoles (sendo que o número de cidades vai se reduzindo ao subirmos na hierarquia).
Como exemplo temos ainda, as chamadas metrópoles regionais, que exercem influência significativa sobre a região em que estão localizadas. É o caso de Manaus, Belém e Goiânia. Na hierarquia urbana, há os centros regionais, abaixo das metrópoles regionais, com as quais se complementam e polarizam a rede urbana de regiões menores. Nesse grupo estão incluídas, por exemplo, as cidades de Ribeirão Preto, Londrina, Campo Grande e Teresina. Em termos nacionais, a maior metrópole, com a maior rede de influência é São Paulo.