Cidades Educadoras – Projetos Sociais
Carlos César Sousa Soares Neto* Andreza Diniz**
Resumo :
Projeto social é um conjunto de atividades que organizadas em ações concretas, atendem as necessidades sentidas e identificadas pela comunidade em um espaço de participação criado por ela própria, estimulado ou de mandado, são ações estruturadas e intencionais, de um grupo ou organização social, que partem da reflexão e do diagnóstico sobre uma determinada problemática e buscam contribuir em alguma medida, para “um outro mundo possível”.
E é com esse pensamento que os projetos sociais têm fundamental papel na sociedade, contribuindo para a evolução ou manutenção da cultura, da expressão artística, em prol de melhorias sociais, ajuda a camadas mais carente ou até mesmo pelo meio ambiente, mas isso são apenas algumas áreas de atuação dessa importante ferramenta social.
Palavras-chave: Projetos Sociais, Unesco, Ordenamento Social.
*Estudante – Direito. Turma 69
Universidade Católica Do Salvador
**Estudante – Direito. Turma 69
Universidade Católica Do Salvador
Introdução :
A elaboração e concepção de um projeto social deve haver uma análise dos ambientes de atuação, implica em diagnosticar a realidade social, identificar contextos históricos para poder planejar um método de intervenção eficaz para solucionar o problema em estudo. Contudo, os projetos sociais não são planos isolados, eles não agem sozinhos, precisam de um público alvo, pessoas capazes e estudos especializados para melhor atender os cidadãos.
Projetos sociais podem ser de uma grande ferramenta social, com elas podemos integrar partes mais carentes da nossa sociedade, dando-lhes oportunidades de empregos, capacitação, cultura, escolaridade para os jovens, opções de lazer ou até mesmo em necessidades básicas como doações de alimentos, de vestuário, agasalhos e saúde. Iniciativas