CIDADES COMPLEXAS NO SÉCULO XXI CIÊNCIA, TÉCNICA E ARTE. - MARIA MARGARIDA CAVALCANTI LIMENA
CIDADES COMPLEXAS NO SÉCULO XXI
CIÊNCIA, TÉCNICA E ARTE.
MARIA MARGARIDA CAVALCANTI LIMENA
Geografia
Avaliando o quadro geral das cidades atuais, onde os problemas se acumulam sempre em velocidade superior às possibilidades de solução, é necessário refletir sobre algumas questões.
O modelo de cidade moderna, ou pós moderna responde às exigências impostas pelo mundo neste milênio? O pensamento sobre a cidade, que repousa nos princípios herdados do racionalismo, conseguem garantir o planejamento e os projetos de sistemas complexos como a cidade e o território? Será que os valores implícitos nesses paradigmas , estão de acordo com as grandes transformações em curso? Como pensar e projetar o futuro, de forma a garantir que a realidade urbana possa ser vívida em todos os âmbitos, seja ele humano, individual ou coletivo?
As respostas para essas questões estão ligadas a construção de outra forma de compreensão das cidades e do fenômeno urbano, estabelecendo diálogos interdisciplinares, para um saber menos restritivo e redutor. Nessa perspectiva, as crises urbanas não podem ser pensadas como resultado de um processo linear ou determinado, mas como um processo complexo que requer uma visão macroscópica, capaz de identificar atributos, tendências, contra tendências, etc.
Marshall McLuhan sugeriu, em 1960, que o mundo inteiro se tornaria um dia uma ‘’aldeia global’’, na qual todos os membros da humanidade poderiam interagir num simulacro em tempo real de uma comunidade neolítica. (Comunidades virtuais, sites, chats, etc.)
As imagens do futuro tecnológico apresentadas pela literatura, filmes tem como motor uma visão pós-apocalíptica da sociedade industrial e das grandes cidades, com perspectivas pouco promissoras para as cidades contemporâneas. De fato, artistas, poetas, romancistas e filósofos , expressam sua preocupação com um futuro utópico baseado não em experiências compartilhadas, mas no conhecimento técnico e seus