cidade
MÓDULO: FUNDAMENTOS DE PROCESSOS LOGÍSTICOS
EQUIPE:
DOCENTE: PATRÍCIA BENIGNO
VISITA TÉCNICA:
EMPRESA: TERMINAL MARÍTIMO INÁCIO BARBOSA (PORTO DE SERGIPE)
ESTRUTURA ORGANIZACIONAL;
GERENCIAMENTO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS (SCM);
LOGÍSTICA REVERSA;
PROCESSOS;
SISTEMA DE INFORMAÇÕES E OUTROS.
“CADA VIAGEM É O DESPERTAR DE NOVOS CONHECIMENTOS”.
Introdução
Visita técnica ao Porto de Sergipe, realizada dia 28/09/2013.
Feita sob a supervisão de:
Valdemar: Supervisor de Transporte Terrestre
Palestrantes:
Edna: falta o cargo**
Sidney: Fiscal de logística
Lucas: Técnico em logística
Silas: Técnico ambientalista
A visita técnica foi de suma importância para nós, porque podemos ver na prática tudo o que aprendemos na teoria, que tudo se aplica, que a prática requer organização e muita responsabilidade.
Foi possível perceber em sua estrutura que a área se compõe basicamente em 2 modalidades: transporte marítimo e o transporte terrestre, ambos comandados pela Petrobrás
Tendo em vista como objetivo principal, a atuação do processo logístico em sua prática, dessa forma foi exposta toda a sua estrutura organizacional e seus componentes que fazem com que de fato a logística funcione naquele local.
Pudemos perceber também que a cadeia de suprimentos (SCM) se caracteriza na extração de petróleo, e o abastecimento de diversos materiais das plataformas e sondas são feitos através da demanda, e todos esses materiais seja na entrega ou na coleta, são estrategicamente embalados unitizados.
A Petrobrás não tem um projeto próprio para a reciclagem de insumos, mas existe dentro da Petrobras uma empresa terceirizada(ICF) responsável pela coleta desse material descartado, para que tenham um destino final para a reciclagem, dentro das normas exigidas para sua reutilização.
O processo de logística exercida no Porto de Sergipe se define basicamente em 2 etapas de processo: entrega e coleta ou coleta e entrega.
Para dar