CIDADE SUSTENTÁVEL – MASDAR CITY
A 17 quilômetros dos arranha-céus de Abu Dhabi, Masdar será abastecida completamente por energia renovável. Uma grande central fotovoltaica de 100 megawatts já está operacional, servindo para alimentar os primeiros edifícios da cidade e as atividades de construção no local. Em paralelo, os edifícios terão água quente aquecida por painéis de solar térmico. Além disso, todos os prédios e casas terão sistemas geradores de energia. Está prevista ainda uma usina de hidrogênio.
Os carros estão proibidos, a não ser que sejam elétricos. Ainda assim, eles trafegarão por vias subterrâneas. Nas ruas mesmo, estreitas e com sombras para refrescar os transeuntes, só será possível trafegar a pé. De acordo com o planejamento urbano elaborado pelos arquitetos da Foster and Partners, nenhum pedestre terá que andar mais de 200 metros para ter acesso ao transporte público. Os prédios foram desenhados para aproveitar a circulação de ventos e a posição do sol.
Os planos incluem ainda uma gestão eficiente da água e uma central de dessalinização com recurso à energia solar. As autoridades da cidade tentarão igualmente que todo o lixo seja valorizado, quer através de fertilizantes para o solo, quer para a produção de energia através da incineração. Plásticos e metais serão reciclados ou reutilizados.
No meio do deserto árabe, a cidade deverá abrigar 40 á 50 mil habitantes e 1,5 mil empresas de tecnologia limpa, quando estiver totalmente pronta. Além disso, vai ser a casa da universidade ‘Masdar Institute of Science and Technology’, focada em pesquisa sobre sustentabilidade e inovação, que está sendo desenvolvida em parceria com o MIT (Massachusetts Institute of Technology).
Referências:
BBC Brasil.com - Empresa árabe anuncia cidade